Engajamento e Resultados Garantidos! 10 Dicas para uma Live de Sucesso No Instagram e Facebook

Conquiste seu público alvo!

As Lives são um fenômeno digital!
Durante o isolamento social de 2020, vimos a funcionalidade das Lives florescer no Brasil: Segundo dados do YouTube obtidos pela EXAME, as buscas por conteúdo ao vivo cresceram 4.900% na quarentena!
Não é apenas pelo isolamento em si! Pesquisas apontam que em vez de ler postagens sociais, 82% das pessoas preferem um vídeo ao vivo de uma marca.

As transmissões ao vivo fazem com que o público se sinta especialmente perto de quem as transmite, afinal, é uma oportunidade única que ele tem de poder se expressar em tempo real e obter um feedback imediato da marca.

Mesmo assim, é preciso estar atento a alguns fatores que podem ajudar a transmissão a ter um bom engajamento.
Para isso, aqui vão 10 Dicas para uma Live no Instagram e Live no Facebook de Sucesso!

1. Trace objetivos

O conteúdo de seu vídeo deve se alinhar com os objetivos traçados: seja melhorar a relação com seus clientes, analisar o mercado, realizar vendas, ou divulgar produtos; tenha coerência com aquilo que estabeleceu para o seu Instagram Live ou Facebook Live.

2. Escolha um formato

Para não se perder e facilitar o engajamento com seus clientes, escolha o formato em que fará seu Streaming Facebook ou Live no Insta:

Use métodos que permitam a troca de informações e instiguem a interação, como uma sessão de Perguntas e Respostas, Entrevistas ao Vivo, Lançamento de Produtos, Tutoriais, Cobertura de Eventos e/ou Plantão de Notícias.

3. Anuncie sua Live com antecedência

Apesar das duas plataformas contarem com notificações na hora da entrada ao vivo, o ideal é anunciar com antecedência isso para alcançar um número maior de público. Afinal, nem sempre todos estão online na hora em que estiver transmitindo.

Programe um post com antecedência no seu feed anunciando o dia, horário e tema a ser abordado na sua Live e aproveite o recurso de Stories de ambos Live Facebook e Live IG, para publicar uma contagem regressiva para a estréia da sua transmissão.

4. Guie-se através de um roteiro

Apesar de estimular a espontaneidade, tenha foco na sua Live! Faça anotações de pontos importantes que quer destacar, e tente segui-los para não se perder e dar uma veracidade ao que está dizendo para seu público.

5. Faça o planejamento de divulgação

Divulgar apenas em uma única rede pode limitar sua visibilidade, por isso pense também em que outros locais fará seu anúncio, tentando integrar múltiplas plataformas. Não se esqueça também de checar se sua Live não estará competindo a atenção com outras Lives do momento.

6. Prepare cenário, equipamentos, internet e demais recursos

Evite distrações externas como barulho intenso e garanta o mínimo de recursos para realizar sua Live com estabilidade e sem interrupções abruptas.

Apesar de não ser necessário um cenário elaborado para filmar, lembre-se que o foco deve ser em você.

7. Interaja com o público

Não faça sua transmissão virar um monólogo com só você falando. Dirija perguntas às pessoas presentes, e abra espaço para que elas possam se expressar.

8. Encoraje o engajamento

Não deixe seu público cair na passividade: Convide as pessoas para seguirem sua conta, ativarem as notificações, ou ainda, se você já tiver uma próxima Live agendada, já fazer uma chamada para o seu próximo encontro ao vivo.

9. Faça breves pausas para se reapresentar

Nem todos chegam na sua Live no momento exato em que ela se inicia, então é importante fazer uma breve revisão sobre o assunto que está tratando e também dizer quem é você, para os atrasados poderem se localizar e não desistirem da sua Live por terem ficado perdidos.

10. Re-publique e reutilize o vídeo da Live

Sempre poste o vídeo na sua página ou perfil logo após a transmissão. Dessa forma, quem perdeu a Live ou assistiu parte dela terá a chance de vê-la mais tarde. Isso faz com que o vídeo se torne um conteúdo permanente no seu feed.

Publique em outras plataformas também, para disseminar o conteúdo em diferentes redes, não apenas na que a live foi feita, para ampliar seu público.

Esperamos que essas dicas tragam sucesso nas suas transmissões ao vivo!

Nos acompanhe para receber mais dicas de negócios, e boas vendas!!!

 

 

 

 

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