Plataformas e Ecossistemas de E-Commerce - MarketPlace, Open Source e SAAS: Qual é o mais adequado para o meu negócio?

Saiba como se nortear dentro dessas opções!

Para quem ainda se questiona se deve ou não fazer sua migração das relações de compra e venda para sites no meio digital, vimos nos últimos anos o forte crescimento do comércio eletrônico, puxado tanto pela pandemia como também pelo aumento na confiança dos consumidores, sobre os meios de pagamentos online.


E apesar das previsões de redução de fluxo para o próximo ano, o E Commerce ainda é um desafio para empresas, tanto no âmbito nacional quanto local, pois estimula a inovação das mesmas para manter o ritmo de vendas mesmo com a atual crise.


Se ainda está confuso sobre os termos, E-commerce (Comércio Eletrônico) é uma modalidade de comércio em que transações de compra e venda são feitas de forma digital pela internet por meio de ferramentas online, ou seja, ele não se restringe apenas à criação de um site ou portal de vendas.


Dentro do E-commerce existem diferentes modelos de negócios, no caso, Plataformas de E-commerce. Mas o que são as plataformas de e-commerce?


Plataformas de E-commerce são sistemas que permitem a criação de uma loja virtual e que também realizam o gerenciamento de seus produtos. Algumas delas vão além, oferecendo integrações e gestão completa do negócio, como por exemplo o estoque de loja física.


Ao decidir por um modelo, você definirá os termos do seu negócio online. Por isso, é importante considerar alguns aspectos, tais como suporte, garantia de manutenção, segurança e performance.
As plataformas mais comuns e bem sucedidas no mercado atualmente seguem os seguintes modelos:

  • MARKET PLACE:

Marketplace é uma plataforma colaborativa, também denominada shopping virtual, onde um conjunto de empresas ofertam produtos e serviços no mesmo endereço na internet. O processo de vendas, geralmente, fica sob responsabilidade do organizador, que disponibiliza aos usuários uma estrutura digital com formas de pagamentos seguras e cálculos de frete integrados. 

Enquanto o E-commerce em geral divulga e fortalece a imagem de um só fornecedor, o Marketplace abre oportunidade para diversos vendedores, de segmentos diferentes, em um espaço que incentiva o consumo diversificado.

Outras características do Marketplace são estoque descentralizado e a comissão por transação.
O Marketplace pode ser interessante para quem está começando no E-commerce, pois nele os custos relevantes, como logística, pagamentos, conciliação financeira e sistema de antifraude são compartilhados com outros de lojistas da plataforma.


Por isso, vender a partir de um marketplace pode ser um bom termômetro para você medir o potencial da sua loja virtual. Se você obtiver sucesso por lá, é quase certo que conseguirá escalar a sua operação para a sua própria plataforma e obter um retorno financeiro.
Exemplo de Market Place: Mercado Livre.

Plataforma ideal para: Iniciantes, optantes da modalidade Dropshipping de negócio, mas não se limita a pequenos negócios.

  • SAAS:

Modelo de negócios de software como serviço, ou SaaS em inglês (Software as a Service), é basicamente um software (algoritmos) autônomo , que recebe uma interação do usuário e devolve uma resposta, automatizando processos que teriam que ser feitos manualmente.


Essa plataforma utiliza a computação em nuvem para a infraestrutura de lojas virtuais.
No modelo SaaS a responsável pela infraestrutura é a própria empresa fornecedora do software.


Normalmente o SaaS opera em um modelo de cobrança por assinatura, para que você tenha acesso ao sistema e seus benefícios enquanto estiver pagando uma mensalidade para usar. Isso deixa o negócio mais previsível quanto aos custos e balanço da receita.
O sistema é pré-pronto e não há obrigatoriedade de mexer no código da loja: Você acessa apenas o painel de administrador e faz alterações visuais.


Mas mesmo que não haja necessidade de mexer no código da loja, algumas alterações podem ser feitas. Porém, é essencial que qualquer alteração no código seja feita por um profissional de desenvolvimento.


Como vantagem, o SaaS mantém sempre seu código atualizado em relação às atualizações do Google, além de acompanhar as tendências de mercado.


Exemplo de SaaS: NuvemShop.
Plataforma ideal para: Iniciantes, pequenos comerciantes, microempresários individuais e similares.

  • OPEN SOURCE:

Essa plataforma é conhecida por ter seu código-fonte aberto para customização, desde que se tenham conhecimentos necessários para isso. Nisso, geralmente é uma comunidade de programadores que, de modo colaborativo, lançam atualizações deste código e auxiliam outros profissionais em seu uso.


Seu desenvolvimento de estrutura precisa ser construído do zero. Ou seja, o que é entregue pronto na plataforma SaaS, precisará ser desenvolvido na Open Source, permitindo que o desenvolvimento da loja seja livre. Para isso é necessário contar com especialistas no assunto, contratar uma equipe de TI, ou mesmo uma empresa de desenvolvimento.


Outro diferencial em relação ao SaaS é que ela é paga sem assinatura mensal, mas isso não exclui custos adicionais de customização.
Seu principal atrativo está na sua flexibilidade e alta capacidade de customização tanto visual como funcional. Os poréns são entretanto, voltados para a segurança dessa plataforma, pois por contar com um código aberto, não se pode garantir um suporte caso algo comprometa a segurança do sistema.


Exemplo de plataforma Open Source: Magento.
Plataforma ideal para: Médias e Grandes Empresas, empresas buscando diversificar seu modelo de e-commerce e se diferenciar dos demais concorrentes.

Mas afinal, qual Plataforma é mais adequada ao meu negócio?
Como podemos ver, tudo dependerá de quais aspectos sua empresa irá priorizar dentro do E-commerce, bem como dos recursos e necessidades que a sua loja tenha no momento:

  • Se quiser soluções padronizadas e com menos questões envolvendo desenvolvimento, logística e infraestrutura, o Market Place poderá atender suas necessidades. 
  • Se você quiser, até certo ponto, uma vez que é limitado, editar as configurações de seu comércio eletrônico, o SaaS poderá atendê-lo.
  • Agora, se você possuir recursos e disponibilidade de possuir uma equipe ou contratar uma empresa especializada em desenvolvimento, o Open Source pode se ajustar melhor às suas demandas.

Enfim, não há uma resposta definitiva pois cada negócio possui particularidades que devem ser levadas em conta na hora da escolha da plataforma.


Chegamos ao fim de mais outro Blog! Esperamos que neste você tenha sido ajudado a escolher qual plataforma mais adequada ao seu E-commerce!

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