Vendas exclusivas no Instagram: isso é possível?

Será que vale a pena ficar apenas no Instagram Business para captar e converter leads?

O cenário propiciado pela Pandemia forçou os pequenos negócios a terem que se inovar e mudar a forma de vender e de divulgar seus produtos e serviços. Nisso, a internet tem sido uma grande aliada na sobrevivência de muitas empresas no país:

Uma pesquisa do Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, divulgada no começo de 2021, mostrou que 70% dos empresários brasileiros têm feito vendas online.A ferramenta mais usada para negócios é o Whatsapp, mencionado por 84% dos entrevistados, seguida pelo Instagram (54%) e Facebook (51%).


Para o pequeno empresário e negócio que ainda pretendem iniciar seu processo de digitalização, ficam muitas dúvidas sobre quais plataformas e ferramentas escolher e muitos acabam decidindo focar e investir em um único canal de vendas, como visto na pesquisa.


Movidos pela presença de grandes marcas no Instagram, muitos criaram contas no Instagram Business e passaram a fazer uso do Insta como principal vitrine e porta de captação de novos leads, afinal essa rede social passou a ter um forte apelo de vendas, principalmente com a chegada do recurso Instagram Shopping.

Mas vale a pena depender apenas dele para conquistar clientes?

Sempre é bom avaliar se a plataforma em uso faz sentido para seu negócio, pois nem sempre seus clientes potenciais fazem presença e compras no mesmo local em que você faz suas vendas, sejam por questões de perfil de consumo ou mesmo linguagem, por mais que vender pelo Instagram seja uma tendência em crescimento.


Seu negócio não deve depender de uma única plataforma para existir. É importante diversificar o canal de vendas e de contato com seus clientes.


Para reforçar isso, quem não se lembra do apagão do Whatsapp, Facebook e Instagram em Dezembro do ano passado?
Pequenas e médias empresas que erroneamente apostam exclusivamente nas redes sociais para falar com seu público foram as mais afetadas nesse episódio, frisando então a necessidade de se possuir outras formas e meios de se garantir a presença online na rede.

É necessário então, ir além apenas do uso das redes sociais: contar com outras ferramentas como um site ou um blog, ou ainda vender em marketplaces, podem ser boas estratégias.


Concluindo então, sempre existe a possibilidade de se realizar exclusivamente vendas no Instagram, mas essa pode não ser uma maneira sustentável de se manter um negócio online, dependendo do perfil dos seus clientes.


Apesar de auxiliar na estratégia de construir uma presença digital, o Insta possui limitações como mudanças do algoritmo, necessidade constante de interação e a questão de parte de seu conteúdo ter a restrição de tempo de exibição, o que pode não ser interessante para seu modelo de negócio.

O ideal então continua sendo diversificar e não depender de um único canal de vendas e comunicação.

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