Melhore o SEO E-commerce, em 8 passos!

Melhore o SEO E-commerce, em 8 passos!

É de conhecimento geral que lojas tanto físicas como virtuais dependem da visibilidade em meio aos concorrentes para sobreviver.
Dentro do Marketing Digital, a principal estratégia visando isso é a Search Engine Optimization (SEO), que pode ser traduzida como “otimização para mecanismos de pesquisa”.

Muito além da otimização de sites, SEO engloba um conjunto de técnicas e estratégias que têm como objetivo melhorar o posicionamento orgânico de um site nas páginas de resultado dos mecanismos de buscas (Google, Bing, Yahoo, DuckDuckGO; etc.).

Assim podemos definir SEO para E-commerce como o processo que vai desde o planejamento à implementação de ações que visem aumentar as vendas em sites transacionais, em especial os de lojas virtuais, através de sua visibilidade orgânica, gerando assim mais reconhecimento de marca, aumento de tráfego e, por consequência, mais oportunidade de conversão.

Estas otimizações vão de, por exemplo, reparos técnicos; elaboração de conteúdo; melhorias na experiência de uso; e até mesmo ações externas com assessoria de imprensa.Existem diversas formas de aprimorar ainda mais o SEO de um negócio. Seguem aqui 8 dicas de como fazer isso:

1. ESTABELEÇA PALAVRAS-CHAVE ESTRATÉGICAS

Palavras-chave são basicamente os termos mais utilizados pelos usuários em suas buscas online. Através delas que lojas são encontradas por consumidores que têm interesse em seus negócios e produtos.

Ferramentas de SEO como Google Keyword Planner, o SEMrush, e o Ubersuggest ajudam nesse processo de encontrar boas Palavras-chave para direcionar as vendas.

Além disso, é importante considerar que existem dois tipos de Palavras-chave:

Head Tail: termos mais gerais e curtos (ex.: flores); com grande volume de pesquisas, e capacidade de gerar mais tráfego

Long Tail: termos mais longos e específicos, de nicho; com capacidade de gerar uma maior taxa de conversão (ex.: flores artificiais em buquê).

2. ORGANIZE A HIERARQUIA DAS HEADING TAGS

Heading Tags são extremamente importantes dentro da estrutura de uma página da internet. Elas são códigos HTML chamados H1, H2, H3, e assim por diante até o H6, sendo elencadas de acordo com a hierarquia de um conteúdo. A H1 predomina sobre as demais por representar o título principal, afinal, todo texto tem ao menos 1 título.

Essa organização contribui para os mecanismos de buscas, já que facilita a identificação de qual assunto está sendo tratado.

3. USE TAGS ESPECÍFICAS NAS IMAGENS

As imagens de produtos influenciam muito a decisão de compra de clientes em potencial. Use tags que de fato descrevam do que se trata o produto: isso contribui para que os mesmos apareçam em pesquisas de imagens.

4. USE URLS AMIGÁVEIS

Crie URLs amigáveis, descritivas, relativamente curtas, diretas e compreensíveis. Dessa forma, os sites de buscas e os consumidores podem facilmente encontrar e identificar as páginas do E-commerce. Portanto, elabore URLs que realmente traduzam o que você é ou o que está vendendo.

5. OTIMIZE SUAS DESCRIÇÕES

As descrições devem ser claras, informativas e diretas, detalhando os itens e tirando possíveis dúvidas dos compradores, fazendo uso de Palavras-chave atraentes e relevantes ao seu conteúdo. Evite textos padrões de fabricantes e também cópias de concorrentes.

6. FAÇA USO DE LINKS INTERNOS

A ordem e a sistematização em um site afeta a posição dele nos resultados de busca e, nesse sentido, uma das ações é organizar a estrutura de links.

Isso pode ser feito por meio da sugestão de produtos relacionados ou da inserção de itens em uma seção de Mais Vendidos na Home Page, por exemplo.

Isso simplifica a navegação do consumidor e ajuda a aumentar seu tempo de permanência no site, contribuindo também para possíveis conversões.

7. MELHORE A VELOCIDADE DE CARREGAMENTO E RESPOSTA DAS PÁGINAS

Quanto mais tempo uma página demora para carregar e abrir imagens, mais rapidamente as pessoas desistem de permanecer nela, aumentando a taxa de rejeição. Por isso, verifique se as páginas estão rápidas e otimizadas para diferentes tipos de dispositivos (PC/Linux e móvel).

8. CRIE CONTEÚDO EXCLUSIVO, ASSOCIADO AO SITE

Escrever um blog relacionado aos produtos e serviços do E-commerce é excelente também para otimizar SEO. Empresas que têm um blog conseguem de 3 a 3,5 vezes mais tráfego do que aquelas que não têm.

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