Jornada do cliente: porque é tão importante analisar e ter isso traçado em seu negócio?

O que é, qual a sua importância e o que é a jornada de compra?

 

A jornada do cliente é basicamente a orquestração da vida do cliente dentro do serviço ou produto de uma empresa. É o caminho que o cliente percorre desde a primeira interação com a empresa até a possível compra. 

Você tem alguma noção do que leva o seu cliente a ter o primeiro contato com seu negócio? Se não tem, deveria! Vou te explicar o porquê.

A jornada do consumidor ou cliente passa por fases bem definidas, podendo ser maior ou menor, dependendo da solução adquirida. 

Analisar a jornada do consumidor é importante, pois possibilita que a empresa desenvolva ações específicas para cada uma delas.

Por que é tão necessário criar a jornada do cliente?

Listamos aqui alguns benefícios que criar essa jornada pode trazer para sua organização:

- Conhecer as necessidades, desejos e insatisfações de seus clientes;

 

- Diminuir falhas nos canais de interação com o consumidor;

- Tornar clientes mais engajados;

- Diminuir custos;

- Aumentar as vendas;

E onde a jornada de compra do cliente entra nisso?

A jornada de compra é uma de vários métodos para analisar o nível de interesse do consumidor por um serviço ou produto, a fim de promover ações personalizadas que o levem à conversão. E elas são divididas em 5 etapas:

  1.  Aprendizagem e descoberta: Nesta etapa o consumidor ainda não sabe se tem algum problema ou oportunidade. Ele busca se informar sobre determinada necessidade que ele acredita ter.
  2. Reconhecimento do problema: Já nesta segunda etapa, ele acredita que adquirir um determinado produto ou serviço pode ser a solução para o problema que ele agora enfrenta.
  3. Consideração das opções disponíveis: Aqui ele vai procurar por recomendações, preços, características do produto ou serviço etc.
  4. Decisão de compra: Já há uma definição de como resolver. Seria essa empresa ou produto a melhor escolha?
  5. O pós-venda: A etapa do pós-venda é determinante para garantir a satisfação do seu cliente e conseguir fidelizá-lo .

Para sua empresa ser escolhida pelo consumidor, é preciso se fazer presente em cada uma dessas etapas.

Não tenha dúvidas de que criar o mapa da jornada do cliente é um processo complexo. E com esse conteúdo que preparamos, esperamos que te inspire a criar a melhor versão para o seu negócio.

Gostou de saber um pouquinho sobre a jornada do cliente? 

Esperamos que sim! Contamos com você no próximo blog. Siga-nos nas redes sociais para acompanhar todas as nossas novidades.

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