A Importância de Definir um Orçamento de Marketing e Como Fazê-lo

Saiba como definir um orçamento de marketing eficiente!

 

A área de marketing de uma empresa é muito importante, pois é ela quem se comunica primeiro com o cliente e apresenta seu produto ou serviço, portanto é necessário alocar recursos para que os projetos e objetivos consigam ser cumpridos. No entanto, pode ser difícil definir um orçamento adequado para a área, muitas empresas ainda não valorizam a área do marketing, pois acham que é uma parte da empresa que gera apenas despesas.

 

Definir o orçamento de marketing é importante para garantir que o capital seja distribuído de maneira eficiente, que as metas sejam alcançadas e manter a empresa competitiva no mercado, além de que pode determinar em como sua empresa será promovida ao público, impactando diretamente no número de vendas.

 

Para definir o orçamento é necessário ter um planejamento de marketing, ou seja, definir quais os objetivos, quantitativos e qualitativos, da sua empresa, eles precisam ser claros e mensuráveis. Após isso é necessário pensar em estratégias para alcançá-los, ou seja, as ações de marketing, nessa etapa é importante conhecer seu público alvo, quais meios utilizar, investir mais em marketing digital ou nos meios tradicionais, saber se seu produto é afetado pela sazonalidade e fazer pesquisas e cotações do quanto as campanhas irão custar.

 

 

Para pensar nas estratégias de uma campanha, é essencial conhecer o ciclo de vida de seu produto, se ele está na introdução, crescimento, maturação ou em declínio, pois para cada fase destina-se uma estratégia e orçamento diferente. Por exemplo, um produto que está sendo introduzido no mercado necessita de um investimento maior para atingir um grande número de pessoas, já um produto em maturação não necessita do mesmo capital, pois já está estabelecido no mercado e adotado pelas pessoas.

 

Uma métrica que pode ser usada para ajudar a definir o orçamento de marketing é o ROI (retorno sobre o investimento), com ele é possível obter dados mais realistas do quanto a empresa conseguiu ganhar com um investimento em uma campanha, portanto é essencial verificar as campanhas de anos anteriores, saber o que funcionou e o que não funcionou, isso pode ajudar a destinar os recursos de maneira mais eficiente e eficaz.

 

Para calculá-lo é preciso saber 2 dados, qual foi o investimento e a receita obtida em um projeto, após isso, subtraia o valor do investimento da receita obtida e divida pelo custo do projeto, para deixar em porcentagem multiplique o resultado por 100. O ROI menor que 1 ou 100% significa que a campanha teve um prejuízo, ou seja, investiu mais do que ganhou.

 

 

Quando você já estiver um orçamento para as campanhas de marketing e já estiver colocado-as  em ação, é importante verificar seu desempenho para saber se é necessário fazer mudanças durante o projeto, é essencial ser flexível para se ajustar à novas demandas, alinhar com as mudanças de mercado e não desviar dos objetivos da empresa.

 

É importante ressaltar que o orçamento de marketing é diferente para cada empresa, normalmente as organizações destinam de 5% a 10% de seu orçamento para o setor de marketing, porém depende do tamanho e da saúde financeira de cada empresa. 

 

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