Diferenças Entre Vendas Online e Presencial! Qual o Melhor Para Seu Negócio?

Abrir uma loja física ou vender na internet? Venha descobrir!

Ao iniciar sua empresa, a área de vendas é uma parte essencial de todo negócio, então é indispensável pensar em como vender seu produto para o cliente, para isso há duas opções, a venda tradicional, ou seja, em lojas físicas, ou a venda que está crescendo cada vez mais, as venda em loja virtual.

 

A venda presencial é uma prática comum para diversos lojistas, mas as empresas estão investindo cada vez mais em vendas online, pois o uso da tecnologia está crescendo na geração atual de clientes, além disso, os próximos consumidores em potenciais nasceram como nativos digitais, ou seja, os jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Portanto, o número de pessoas conectadas na internet é grande e irá aumentar, além de que a internet já está presente em nosso cotidiano.

 

A maneira de vender em loja física e em sites são diferentes, a comunicação e apresentação dos produtos são as principais diferenças, enquanto na loja física o vendedor consegue fazer uma venda personalizada para cada cliente, na loja virtual, o vendedor tem pouco contato com o cliente, criando um ruído na comunicação, que é um fator importante para a venda. Portanto, é necessário entender seu público alvo e o produto vendido, por exemplo, é mais comum ver pessoas mais jovens comprando online que pessoas mais velhas, além disso, lojas que possuem produtos em que ter uma experiência sensorial  é importante para a decisão de compra, como uma loja de roupas, é uma boa estratégia possuir uma loja física.

 

Como mencionado, vender em loja física ajuda na comunicação com o cliente, possibilitando tirar suas dúvidas e oferecendo sugestões, ajudando a criar uma relação íntima entre o consumidor e a empresa, conquistando, assim, clientes fiéis. Além disso, muitas pessoas ainda sentem mais segurança e comodidade em fazer compras presencialmente, pois elas levam o produto logo após o pagamento, sem se preocupar com frete, data de entrega e colocar seus dados na internet.

 

Vender presencialmente contribui para as vendas por impulso, ou seja, aquelas compras em que a pessoa não estava com a intenção de comprar ou não estava pensando em comprar naquele momento. Em lojas físicas alguns fatores podem ajudar as vendas por impulso, como por exemplo a disposição dos produtos e a comunicação visual, colocar produtos que estão em tendência na vitrine da loja pode ajudar a chamar atenção de potenciais clientes que estão passando em frente, ou colocar produtos de menores preços e de conveniência, para quando o cliente estiver esperando na fila, pensar em comprar um produto que não estava em sua lista. 

 

Além disso, colocar elementos visuais, como um indicativo de promoção ou de novidades, ajudam a chamar a atenção dos clientes, tanto pelo preço baixo, quanto por um novo produto. Também ajuda a criar conexões emocionais, dependendo do design e do espaço em que está exposto, pode transmitir felicidade, excitação ou conforto.

 

A internet mudou a forma de comunicação entre as pessoas, sendo possível se conectar com indivíduos de diferentes lugares em menos tempo, isso ajudou as empresas alcançarem outros clientes, não se restringindo apenas à sua região, cidade, estado ou país, isso ajuda a aumentar as vendas e a presença da marca no mercado. Além disso, para os consumidores, as vendas online oferecem uma maior conveniência, pois é possível comprar onde e quando quiser, enquanto as lojas físicas ficam abertas, em sua maioria, em horários comerciais, o que pode atrapalhar o trabalhador que gostaria de realizar uma compra, as compras em lojas online acontecem 24h por dia, em 7 dias da semana.

 

Uma loja virtual para iniciantes, é uma boa alternativa, pois as despesas e custos operacionais são menores e não é necessário pesquisar um espaço com uma boa localização, no entanto, diferente de uma loja física, em que o cliente leva o produto logo após a compra, a empresa que vende online precisa ter a logística como prioridade, para o cliente confiar na empresa, de que o produto irá chegar em sua casa e o mais rápido possível. 

 

Para médias ou grandes empresas, possuir um site de vendas online ou estar em um marketplace, é uma boa estratégia para atrair novos clientes e aumentar seu mix de produtos, em uma loja física é necessário aumentar o espaço da loja, tanto para o estoque, quanto para a exposição. 

 

Muitos consumidores ainda preferem comprar presencialmente pela falta de confiança, principalmente em novos negócios, a compra online é algo recente para muitas pessoas, elas têm receio de colocar seus dados em sites que não conhecem, mas o número de consumidores online e marketplaces estão crescendo. Muitas empresas vendem presencialmente e online, seja um site próprio ou um marketplace, então uma terceira opção é possuir os dois  tipos de venda, mesmo uma loja de roupas, em que o cliente prefere provar o produto antes de comprar, possuir uma loja online também ajudar no momento da compra, pois ela pode decidir comprar em outro momento.

 

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